sábado, 11 de agosto de 2012

Fachadas Ventiladas!

Antes de tudo, boas vindas ao meu blog! Fiz pq é uma proposta da professora de Processos Construtivos II onde terei de postar duas vezes por semana uma matéria sobre Construção civil.

Mas, enfim, vamos ao que interessa :D

Pesquisando algum assunto pra postagem, eu encontrei uma coisa que me deixou bem curioso, um assunto diferente que não é aplicado aqui no Brasil (quem sabe futuramente?). São as chamadas fachadas ventiladas, sistema criado no emisfério norte a fim de aprimorar o conforto térmico dentro dos edifícios. Mas o que é a "fachada ventilada"?

É um sistema de fachada que fica "fora" do corpo de um edifício, criando um pequeno vão (entre 10 a 15 cm normalmente, podendo ser maior) entre a fachada e a estrutura do edifício, as fotos a seguir demonstram uma idéia de como o sistema funciona (mais imagens ao final do post):


 A princípio parece apenas um detalhe arquitetônico, diferente do que nós normalmente vemos, mas este tipo de fachada tem muitas utilidades além da estética. Estas fachadas promovem um conforto térmico maior nos eddifícios, pois o ar (ou a chuva, como outro exemplo) que incidiria diretamente na parede, é "bloqueado" por esta fachada e apenas uma parde dele incide diretamente, além do fato que o ar que se cria dentro deste espaço uma coluna de ventilação, que funcionaria como uma chaminé, onde o ar quente normalmente subiria e o ar mais frio, por ser mais denso, entraria pela parte inferior deste sistema.
Tudo isso implica não apenas em maior conforto térmico, mas também em um menor consumo de energia, uma maior dirabilidade (proteção da camada interna do edifício), diminuição de problemas relacionados à infiltrações, obras mais limpas (devido à forma de instalação do sistema), não necessitam de manutenções para restauração, as fissuras e descolamento de placas são reduzidos, é um sistema construtivo rápido, entre outros.

Na América do Sul recentemente foi contruído uma obra com fachadas ventiladas no chile e aqui no Brasil ainda não há normas que regularizem as instalações e os testes desta tecnologia.

O processo executivo se resume em criar uma estrutura metálica que comporte as placas e fixá-las sobre esta estrutura, deixarei alguns links de referência (onde eu também consultei) que ensina como é o método executivo e mais informações sobre o rumo desta tecnologia aqui no Brasil.

Obrigado por visitar e comente! :D

Referências:

Artigo revista Téchne

Dossier Técnico-Econômico (apostila sobre)

Imagens

Um comentário:

  1. Excelente trabalho!
    Vamos correr atrás do tempo perdido hein... quero mais 2 posts essa semana para poder considerar feito o da semana passada ok?!
    Abraços

    Profª Ericka

    ResponderExcluir