quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Trincas, um problema sério?

É muito comum virmos uma trinca em algum lugar, seja na parede de casa, do trabalho, na casa de um amigo, enfim... Quem nunca viu uma parede com rachaduras ou trincas que atire a primeira pedra.

Mas a final, isso é um problema sério? Existe diferença entre fissura, trinca e rachadura? Tem jeito de resolver? O objetivo do meu post dessa vez é esclarecer essa idéia, já que não queremos ver nossas paredes caindo por aí, né?

Primeiro vamos esclarecer uma coisa, existe sim diferença entre fissura, trinca e rachadura, essas diferenças são adotadas em medidas e até existem normas que dizem quais são os crtitérios adotados para se definir cada uma delas! (ver NBR 9575 - Impermeabilização: Seleção e Projeto e NBR 15.575 - Desempenho de Edifícios Habitacionais de até Cinco Pavimentos - Parte 2).

As fissuras (imagem 01) são caracterizadas por serem finas e alongadas, tem ordem de abertura inferior ou igual a 0,5mm, normalmente não afetam grandes profundidades e são superficiais, atingem apenas a pintura, a cerâmica ou a massa corrida.
As trincas (imagem 02) já devem ser observadas com mais cuidado, pois elas são mais profundas, o que afeta normalmente a parte estrutural do elemento (a alvenaria da parede, por exemplo) e são caracterizadas por ser visível a divisão de um elemento em duas partes, as aberturas das trincas têm entre 0,5mm e 1mm.
Já as rachaduras (imagem 03) são um grave problema, pois podem afetar a estrutura da casa, como os pilares, vigas e lajes e podem ocasionar o colapso total. São caracterizadas por permitirem a passagem de água, luz e vento e podem chegar a 1,5mm de espessura! (a partir disto torna-se uma fenda).

Imagem 01 - Fissura

Imagem 02 - Trinca


Imagem 03 - Rachadura/Fenda



Mas minha casa tem algumas fissuras, vai cair?!

Não (eu acho.), temos que levar em conta também que toda construção sofre recalques (homogêneos ou heterogêneos), e esses recalques podem causar fissuras em certos lugares, não vou entrar em detalhes sobre isso porque é um assunto beem longo (e também não é assunto de PC II, né Ericka? :x), não apenas recalque mas vários outros fatores podem levar ao aparecimento de fissuras (links na referência).

Bom, pra fechar o assunto, fissuras, como eu já disse, não é um assunto para preocupações imediatas (a não ser se for em um elemento estrutural, pilar viga ou laje!), e lembre-se: toda rachadura se inicia a partir de uma fissura! Então analise com cuidado se a fissura não está ficando cada vez maior com o passar do tempo, e, caso chegue no patamar de uma trinca, é aconselhável que se faça um laudo técnico com um profissional bem instruído no assunto para que não se chegue ao nível de uma fissura.

Espero que tenha esclarecido algumas dúvidas!

Obrigado por visitar meu blog e volte sempre! :D

Referências:

Mais sobre trincas e rachaduras aqui e aqui
Mais sobre fatores que resultam em fissuras, trincas ou rachaduras no site da Defesa Civil de Duque de Caxias

Nenhum comentário:

Postar um comentário