sábado, 18 de agosto de 2012

Vidros e suas infinitas possibilidades

Opa, mais uma vez aqui pra fazer um post e garantir aquela notinha no final do semestre, né professora? ;D. Dessa vez o assunto é vidro: O que dá pra fazer com esse material além daquele copinho de água que nós usamos em casa? 

Bom, pra começar, nós sabemos que vidro é ótimo para vedação quando o assunto é janelas e outros vãos, certo? Afinal de contas, ele nos protege contra intempéries, nos traz conforto térmico, isolamento acústico, nos traz uma visão clara da área exterior, dentre outros vários motivos.

Sua utilizaçao não é tão atual quanto se parece, como prova disto, temos na história sua utilização de janelas pela primeira vez (aprox. 400 d.c.) e construção de monastérios em XIII (Cronologia do vidro).

Mas o uso do vidro hoje em dia é muito mais extenso do que isso, e a tecnologia já nem ajuda, né? Exemplo disso é o Vidro duplo com cristal líquido, que nada mais é que suas lâminas de vidro com um filme de cristais líquidos em um campo elétrico, e olha o efeito quando se ativa/desativa este campo elétrico:


Chama-se SGG PRIVA - LITE, quando este campo é ativado, os cristais líquidos se alinham, tornando o SGG PRIVA-LITE um vidro transparente. (Fonte)



Tirando o que pode ser feito em relação à estrutura, é difícil acreditar mas já tem arquitetos por aí que criam casas completamente em vidros, como esta:

Os arquitetos Carlo Santambrogio e Ennio Arosio criaram o conceito de uma habitação feita inteiramente em vidro.

Mais imagens

E o que falar das fachadas? O que mais me impressionou foi "a onda de vidro", eleito em 2009 o melhor projeto de shopping do mundo no Prêmio Internacional de Projeto e Desenvolvimento. (mais informações)





Como o nome do post fala, vidro tem infinitas possibilidades, e pra não deixar a desejar vou deixar um link que demonstra várias outras maneiras que o vidro hoje em dia é utilizado, como por exemplo uma cúpula em Reichstag, Alemanha, que tem 3mil m² de vidro laminado, e à noite a cúpula transforma-se em farol, sinalizando o vigor do processo democrático alemão (revista: O Vidroplano)

Espero que gostem do post, semana que vem tem mais! fazer o que né.

Links interessantes:

História do vidro na arquitetura - link 1
História do vidro na arquitetura - link 2
Trabalho acadêmico: Costrução em vidro estrutural

Obrigado e volte sempre! :D

Um comentário:

  1. Olha... Se tivesse visto antes teria colocado vc pra falar na aula passada hein... rs...

    Abraços...
    Bom trabalho!

    Visto até aqui.
    28/08/2012

    ResponderExcluir