sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Aquecimento Natural

OOOpa! Aproveitando a ideia do último post sobre Hotéis de Gelo, lugares frios etc etc etc, vim aqui pra falar um pouco de uma peça que não é muito usual aqui no Sudeste, mas que dá uma diferença e um conforto térmico bacana em regiões onde o frio não da muita trégua.
Então, o papo dessa postagem são as lareiras!

Pesquisando na internet e em revistas (que a melhor professora deste mundo pegou pra mim no NIT puxa-saco/off), encontrei lareiras com materiais e designes muito variados!

Apesar das lareiras hoje em dia não serem muito feitas em materiais completamente naturais, nota-se uma nostalgia na lareira justamente pelo fogo ser um elemento natural e lembrar aspectos de quando o homem necessitava de fogo para sobrevivência (e até hoje, eu acho..), enfim, a modernização, a tecnologia e a nossa bendita criatividade nos proporcionou várias possibilidades para se transformar a nossa simples sala com tv em um ambiente mais familiar, nostalgico e principalmente: mais aquecido!

Lareira a Gás
As lareiras a gás, assim como as a alcool ou outros materiais, como fluidos de cereais, dispensam chaminé por não emanarem grandes quantidades de CO2, dando assim uma flexibilidade maior em seu local de instalação e até mesmo em sua aparência, como a da foto acima que é trabalhada em vidro para conter o vapor quente e arejado na área onde o fogo emana para que não se perca o calor.

Lareira moderna e espaçosa
Lareira de vidro suspensa

As lareias externas são dificilmente vistas, mas se bem planejadas podem ser aplicadas em lugares muito
interessantes, como estas sobre a água:

Lareiras sobre a água
Lareira externa

As lareiras à lenha já dependem de uma saída natural e de um maior controle para que o oxigênio do ambiente não seja comprometido.

Lareira a lenha

Até não pode ser muito usual em lugares onde o clima é mais quente, mas que as lareiras dão um ar mais aconchegante e mais belo à casa, isso nós podemos ter certeza que dão!
Obrigado pela visita! :D

Referências:
Casa - Abril
Chauffage
Ven Tudo


Nenhum comentário:

Postar um comentário