segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Piso Drenante!

Opa! A matéria dessa vez é sobre pisos drenantes, já ouviu falar? Então, não só de paredes vive uma casa né?! e não só de grama vive um quintal! Mais ou menos com essa ideia que se criaram os pisos drenantes. 

Uma breve introdução pra pegar o clima:

Bom, com o desenvolvimento desenfreado das grandes cidades, como São Paulo por exemplo aqui no Brasil, nós fomos concretando e pavimentando grandes áreas sem pensar no futuro, aliás, sem pensar em uma questão simples: Se todo o solo da terra fosse impermeabilizado, como estão ficando, pra onde a água da chuva irá escoar?! Pois é meus queridos, esta é uma das causas que muitas cidades têm por contar sobre as enchentes que ocorrem nelas, se não é a principal é uma das.

Mas e como dar um jeito pra melhorar esta situação? Uma maneira bem ecológica e simples vêm sendo empregada a muuuito tempo, mas com pouco efeito, poucas pessoas aderem à esta iniciativa por dizerem ser difícil sua manutenção, que estas são garagens e calçadas verdes.
Mas agora vêm entrando no mercado uma solução mais sofisticada, que não necessita de tanta manutenção, e  melhor, torna seu piso até 95% permeável!

Ok, sem dramas ou suspenses agora porque enchi a linguiça demais, os pisos drenantes são um tipo de piso que é aplicado diretamente ao solo, pois, logicamente né, se fossem assentados em concreto ou algum tipo de piso impermeabilizado não teriam seu efeito.

Piso Drenante em meio ao solo

Estes pisos são muito bem aceitos em áreas como um jardim ou uma garagem, áreas expostas e sujeitas a receber a água da chuva, são antiderrapantes, o que possibilita a usar em uma área próximo à piscina e áreas de lazer e também não pede mão-de-obra especializada, apenas alguns conhecimentos em sua aplicação.

Escoamento da água sobre o piso



Os pisos normalmente são feitos de compostos de concreto e fibras naturais (mais comuns) e que vêm em placas pré moldadas são bastante resistentes, além de tem um bom custo benefício!

Falando sobre estética, estes pisos apresentam grânulos compactados e espessura semelhante a um piso cimentício ou até mesmo mais fino! Seus espaçamentos são definidos com um padrão mínimo para que a água possa escoar sobre eles sem problema algum. Outros modelos deste magnífico piso:






Espero que tenham gostado!
Depois dessas imagens, quem não vai querer revestir sua área de lazer com estes pisos em?!

Referências:

Nenhum comentário:

Postar um comentário