segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Grandes empresas, Grandes edifícios!

Quem disse que pra uma empresa um escritório na capital com algumas mesas é o suficiente?! Pois é, a empresa Carglass demonstrou muito bem isso com sua sede administrativa em Santana de Parnaíba, SP.
Desde seu funcionamento, em 2009, os funcionários desta empresa que trabalham na parte administrativa não tem do que reclamar, afinal de contas, o edifício criado para sediar este setor da empresa combina várias funcionalidades com uma imensa sofisticação.

Ja é, agora vamos falar um pouco destas sofisticações.

Logo na fachada principal do edifício há cinco volumes inclinados para fazer uma relação direta com a logomarca da empresa.

Fachada principal do edifício
Nesta fachada já se pode dizer que esta inclinação não é a toa ou mero enfeite por parte dos projetistas, mas sim um grande controlador de incidência de raios solares para a parte interna do edifício. Vamos entender: 

"Cada módulo estrutural possui uma treliça metálica que configura um fechamento inclinado em telha metálica, tipo sanduiche, que pelo seu próprio desenho elimina a necessidade de beirais ou quebra-sóis, reduzindo consideravelmente a incidência de raios solares no interior do edifício." (ArchDaily)

Foram criados rasgos na cobertura do edifício a fim de ajudar esta inclinação com a iluminação natural, os raios solares são filtrados por placas de policarbonato e rebatidas por um plano inclinado de cor branca, os desenhos ajudam a entender:

Aproveitamento da energia solar

Aproveitamento da energia solar e da água pluvial

Aproveitando a imagem acima, foi criado um sistema para reutilização da água pluvial, onde esta é coletada e conduzida para reservatórios inferiores onde filtram esta água e bombeiam novamente para cima. Esta água é reutilizada em descargas e para a manutenção da área externa, sendo o esgoto também tratado por fossa séptica e filtro anaeróbico antes de ir para a rede pública.

A fachada de trás do edifício não recebe grande parte da insolação durante o ano, então ela foi bem aproveitada com grandes vãos e a utilização de um vidro especial, chamado de low-e, que garantem a redução da radiação solar no interior da edificação.


Esta simples medida já gera grande economia por parte da empresa com gastos com ar condicionado e iluminação artificial, e além desta economia e conforto ambiental, trabalhar com uma vista dessas inspira qualquer pessoa não é mesmo?!

Seu método construtivo foi de pré-moldados!




Bom, eu poderia ficar mais horas falando sobre tudo o que tem neste edifício! Mas vou deixar links para os mais curiosos pesquisarem um pouco mais sobre ele.

Agradeço sua visita, volte sempre e dê sugestões para melhorar este blog! =D

Referências:
ArchDaily
Revista Arquitetura e Construção
ArcoWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário