segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Grandes empresas, Grandes edifícios!

Quem disse que pra uma empresa um escritório na capital com algumas mesas é o suficiente?! Pois é, a empresa Carglass demonstrou muito bem isso com sua sede administrativa em Santana de Parnaíba, SP.
Desde seu funcionamento, em 2009, os funcionários desta empresa que trabalham na parte administrativa não tem do que reclamar, afinal de contas, o edifício criado para sediar este setor da empresa combina várias funcionalidades com uma imensa sofisticação.

Ja é, agora vamos falar um pouco destas sofisticações.

Logo na fachada principal do edifício há cinco volumes inclinados para fazer uma relação direta com a logomarca da empresa.

Fachada principal do edifício
Nesta fachada já se pode dizer que esta inclinação não é a toa ou mero enfeite por parte dos projetistas, mas sim um grande controlador de incidência de raios solares para a parte interna do edifício. Vamos entender: 

"Cada módulo estrutural possui uma treliça metálica que configura um fechamento inclinado em telha metálica, tipo sanduiche, que pelo seu próprio desenho elimina a necessidade de beirais ou quebra-sóis, reduzindo consideravelmente a incidência de raios solares no interior do edifício." (ArchDaily)

Foram criados rasgos na cobertura do edifício a fim de ajudar esta inclinação com a iluminação natural, os raios solares são filtrados por placas de policarbonato e rebatidas por um plano inclinado de cor branca, os desenhos ajudam a entender:

Aproveitamento da energia solar

Aproveitamento da energia solar e da água pluvial

Aproveitando a imagem acima, foi criado um sistema para reutilização da água pluvial, onde esta é coletada e conduzida para reservatórios inferiores onde filtram esta água e bombeiam novamente para cima. Esta água é reutilizada em descargas e para a manutenção da área externa, sendo o esgoto também tratado por fossa séptica e filtro anaeróbico antes de ir para a rede pública.

A fachada de trás do edifício não recebe grande parte da insolação durante o ano, então ela foi bem aproveitada com grandes vãos e a utilização de um vidro especial, chamado de low-e, que garantem a redução da radiação solar no interior da edificação.


Esta simples medida já gera grande economia por parte da empresa com gastos com ar condicionado e iluminação artificial, e além desta economia e conforto ambiental, trabalhar com uma vista dessas inspira qualquer pessoa não é mesmo?!

Seu método construtivo foi de pré-moldados!




Bom, eu poderia ficar mais horas falando sobre tudo o que tem neste edifício! Mas vou deixar links para os mais curiosos pesquisarem um pouco mais sobre ele.

Agradeço sua visita, volte sempre e dê sugestões para melhorar este blog! =D

Referências:
ArchDaily
Revista Arquitetura e Construção
ArcoWeb

Piso Drenante!

Opa! A matéria dessa vez é sobre pisos drenantes, já ouviu falar? Então, não só de paredes vive uma casa né?! e não só de grama vive um quintal! Mais ou menos com essa ideia que se criaram os pisos drenantes. 

Uma breve introdução pra pegar o clima:

Bom, com o desenvolvimento desenfreado das grandes cidades, como São Paulo por exemplo aqui no Brasil, nós fomos concretando e pavimentando grandes áreas sem pensar no futuro, aliás, sem pensar em uma questão simples: Se todo o solo da terra fosse impermeabilizado, como estão ficando, pra onde a água da chuva irá escoar?! Pois é meus queridos, esta é uma das causas que muitas cidades têm por contar sobre as enchentes que ocorrem nelas, se não é a principal é uma das.

Mas e como dar um jeito pra melhorar esta situação? Uma maneira bem ecológica e simples vêm sendo empregada a muuuito tempo, mas com pouco efeito, poucas pessoas aderem à esta iniciativa por dizerem ser difícil sua manutenção, que estas são garagens e calçadas verdes.
Mas agora vêm entrando no mercado uma solução mais sofisticada, que não necessita de tanta manutenção, e  melhor, torna seu piso até 95% permeável!

Ok, sem dramas ou suspenses agora porque enchi a linguiça demais, os pisos drenantes são um tipo de piso que é aplicado diretamente ao solo, pois, logicamente né, se fossem assentados em concreto ou algum tipo de piso impermeabilizado não teriam seu efeito.

Piso Drenante em meio ao solo

Estes pisos são muito bem aceitos em áreas como um jardim ou uma garagem, áreas expostas e sujeitas a receber a água da chuva, são antiderrapantes, o que possibilita a usar em uma área próximo à piscina e áreas de lazer e também não pede mão-de-obra especializada, apenas alguns conhecimentos em sua aplicação.

Escoamento da água sobre o piso



Os pisos normalmente são feitos de compostos de concreto e fibras naturais (mais comuns) e que vêm em placas pré moldadas são bastante resistentes, além de tem um bom custo benefício!

Falando sobre estética, estes pisos apresentam grânulos compactados e espessura semelhante a um piso cimentício ou até mesmo mais fino! Seus espaçamentos são definidos com um padrão mínimo para que a água possa escoar sobre eles sem problema algum. Outros modelos deste magnífico piso:






Espero que tenham gostado!
Depois dessas imagens, quem não vai querer revestir sua área de lazer com estes pisos em?!

Referências:

Adesivo Afix

Opa (:
Hoje eu venho aqui apresentar, para os que não conhecem, um adesivo de parede chamado Afix, que é um spray de parede para fixação de pastilhas e azulejos.

-Tá, mais e o que há de novo nisso Luiz?

Bom, a novidade é interessante pela seguinte ideia: Quando se vai assentar cerâmicas e pastilhas na parede o que mais se deseja é limpeza e agilidade, certo? Poois bem, pensando desta maneira a empresa "Artecola" criou uma linha de adesivos em spray "Afix" que é feito a base de água, tem baixo odor e seca rapidamente! (aproximadamente uma hora após o trabalho)
Adesivo spray Afix para paredes
Este é o adesivo utilizado para paredes, ele acenta pastilhas e cerâmicas de até 20 x 20 cm, acima disto podendo descolar. Este produto pode ser utilizado para aderir em Dry Wall, madeira, concreto, metal e compensado e custa, aproximadamente, R$ 89,00.

Mas a Artecola não se limitou a isto e ampliou sua linha de adesivos criando diversos produtos, como adesivo spray para chapisco, especial para madeira, piso placa ou rolo, dentre diversos outros excelentes produtos que você pode conferir neste Link.

Linha de produtos Afix criada pela Artecola

O Spray Afix da Artecola não libera substâncias tóxicas e não danifica o revestimento, e por todas as suas vantagens ganhou o prêmio "Planeta Casa 2011" e foi a vencedora do troféu "Destaques Acomac Sinos 2012".

Graças à sustentabilidade, a praticidade e a produtividade o Spray Afix da Artecola virou referência para aqueles que querem ter seu revestimento bem colado na parede!

Obrigado por visitar ! (:

Referências:
UseAfix
Artecola Química
Greenpedia
Artecola

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Aquecimento Natural

OOOpa! Aproveitando a ideia do último post sobre Hotéis de Gelo, lugares frios etc etc etc, vim aqui pra falar um pouco de uma peça que não é muito usual aqui no Sudeste, mas que dá uma diferença e um conforto térmico bacana em regiões onde o frio não da muita trégua.
Então, o papo dessa postagem são as lareiras!

Pesquisando na internet e em revistas (que a melhor professora deste mundo pegou pra mim no NIT puxa-saco/off), encontrei lareiras com materiais e designes muito variados!

Apesar das lareiras hoje em dia não serem muito feitas em materiais completamente naturais, nota-se uma nostalgia na lareira justamente pelo fogo ser um elemento natural e lembrar aspectos de quando o homem necessitava de fogo para sobrevivência (e até hoje, eu acho..), enfim, a modernização, a tecnologia e a nossa bendita criatividade nos proporcionou várias possibilidades para se transformar a nossa simples sala com tv em um ambiente mais familiar, nostalgico e principalmente: mais aquecido!

Lareira a Gás
As lareiras a gás, assim como as a alcool ou outros materiais, como fluidos de cereais, dispensam chaminé por não emanarem grandes quantidades de CO2, dando assim uma flexibilidade maior em seu local de instalação e até mesmo em sua aparência, como a da foto acima que é trabalhada em vidro para conter o vapor quente e arejado na área onde o fogo emana para que não se perca o calor.

Lareira moderna e espaçosa
Lareira de vidro suspensa

As lareias externas são dificilmente vistas, mas se bem planejadas podem ser aplicadas em lugares muito
interessantes, como estas sobre a água:

Lareiras sobre a água
Lareira externa

As lareiras à lenha já dependem de uma saída natural e de um maior controle para que o oxigênio do ambiente não seja comprometido.

Lareira a lenha

Até não pode ser muito usual em lugares onde o clima é mais quente, mas que as lareiras dão um ar mais aconchegante e mais belo à casa, isso nós podemos ter certeza que dão!
Obrigado pela visita! :D

Referências:
Casa - Abril
Chauffage
Ven Tudo


Hotéis de Gelo!

Janeirão, Brasil, calor, praia, mulher de biqu... Bom, voltando ao blog... Verãozão aqui no Brasil, todo mundo acostumado com 35~40º na praia, e, justamente ao contrário, um frio quase insuportável no hemisfério norte. Maaas como nós Homo "Sapiens", somos criativos  e não temos nada pra fazer e sempre achamos uma maneira de nos acomodar mesmo em meio aos 30º negativos de alguns países, criamos uma maneira diferente de acomodar turistas em meio à imensidão de gelo: Hotéis de gelo e neve!

O Iglu-Dorf GmbH (Suíça, Áurtria e Andorra) cria iglus artificiais toda a temporada de inverno, apesar de durarem apenas até a primavera pelo derretimento do gelo, são muito atrativos e a empresa tem sete unidades em três países. É criado uma vila de iglus artificiais, construídas com a ajuda de balões infláveis cobertos de neve. O tempo médio de construção de uma vila dessas é de 2.700 horas

Iglu Dorf

O Hotel & Igloo Village Kakslauttanen (Finlândia) optou por uma forma mais moderna de oferecer sua estadia, com iglus feitos de vidro e aquecimento interno ou iglus tradicionais de gelo, sauna especial e restaurantes, um deles feito completamente de gelo.

Hotel & Igloo Village Kakslauttanen

Na Noruega encontra-se o Igloo Hotel Sorrisniva, este já bem mais tradicional feito apenas de gelo, tendo esculturas internas de gelo e, esta temporada, sendo construído pelo 14º ano consecutivo!

Igloo Hotel Sorrisniva
E, na minha opinião, o mais bonito e também o mais conhecido no mundo, o Ice Hotel é construído por arquitetos e designers convidados em uma pequena cidade a 200 km ao norte do Circulo Ártico.

Suítes do Ice Hotel

E, pra finalizar, um vídeo que mostra partes do método de execução de um dos hotéis:



Estes hotéis prometem uma temperatura interna, apensar de não parecer, de até 5º positivos (entre -7º e 5º positivos) sendo que todos oferecem atividades de entretenimento como trekkings, pesca no gelo, competições de esculturas de gelo, aulas sobre construção de iglus, dentre outras atividades!

Bom, depois dessa dá até pra pensar em passar uma semana fora das nossas praias, do nosso calor, das mulheres de biq... Na verdade, deixa essa história de hotel de gelo pra ano que vem né?!

Referências:
Demais referências nas legendas das imagens.

"El Nyemeyer"

Opa! Boa noite pra você! (:
Então, mais uma vez tentando resgatar uns pontinhos na minha nota de PC II, estava eu procurando sobre técnicas construtivas e encontrei algo muuito interessante, o "Centro Cultural Nyemeyer", nomeado de "El Nyemeyer" que é localizado em Avilés - Espanha. O mais interessante deste projeto é um edifício criado de uma maneira diferente.

Edifício que faz parte do Centro Cultural El Nyemeyer

Esta grande cúpula foi inflada por potentes ventiladores e se transformou, em apenas 40 minutos, em uma cúpula de 101 m de diâmetro por 18 m de altura, e tudo isso em PVC, isso mesmo, plástico! Depois de inflada, ela aderiu a uma trama interna de metal e concreto estruturada depois.
Esta técnica agiliza o tempo de obra (tanto que este edifício foi construído em 02 meses!) e diminui a mão de obra, custos, além de tomar a forma necessária conforme o projeto!

"Por reduzir mão de obra e custos, essa solução construtiva deve ser cada vez mais usada até no Brasil!" cita o Engenheiro José Carlos Sussekind, colaborador habitual do Arquiteto O. Nyemeyer.

O centro cultural conta com 04 edifícios, sendo um auditório para cerca de 1.100 pessoas ligando ao Museu em forma de cúpula (o da foto acima) por uma passarela. O terceito edifício é o La Torre, um mirante circular de 13 metros de altura e o quarto edifício polivalente, com espaços para ensaios, Film Center, administração, reuniões e conferencias.

Ficha Técnica:
Localização: Áviles - Astúrias - Espanha
Área: 16.726m² construída - 44.000m² terreno
Ano: 2007/2011
Projeto de Arquitetura: Oscar Nyemeyer

Mais imagens:

o Museu e La Torre



Obrigado pela visita! =)

Referências:
WikiArq
Spain






Pergolados!

"Pergooque?!" É, foi esta a mesma pergunta que eu me fiz quando ouvi essa expressão, mas vamos lá ter uma ideia do que significa algo "pergolado"!

Bom, com certeza vocês já viram aquelas estruturas em alguns jardins que são feitas normalmente de madeira e, não são cobertas, mas têm um certo espaço entre elas, whatever, eu não sou bom em especificar coisas (percebe-se), então, pra quem não conhece, esta é uma estrutura pergolada:

Estrutura de madeira pergolada para jardim

Bom, mais do que um espaço aberto para lazer, uma cobertura pergolada permite que o espaço esteja protegido dos raios solares sem tirar a liberdade da área livre! Apenas temos que levar muito em consideração a posição do sol durante o dia-a-dia para não comprometermos a funcionalidade da estrutura! (:

Estruturas pergoladas dão um toque bem mais sofisticados em áreas de lazer, jardin e até áreas internas de residências! como por exemplo neste caso:

A área de lazer desta casa fica no centro de todos os ambientes!

No caso acima, a cobertura foi diretamente inclusa na estrutura da casa. Uma ótima ideia nestes casos é a automação, onde você possa ter a comodidade de ter uma cobertura pergolável sem que o ambiente da sua casa seja comprometido por intempéries.

Quanto às questões técnicas, uma cobertura pergolada nada mais é do que uma estrutura de pilares com vigas vazadas por cima, uma estrutura leve e resistente aos intempéries. O pergolado normalmente é usado em jardins, mas pode ter seu uso variado, afinal de contas nossa criatividade é grande e com ela nós damos um jeitinho pra tudo!

Estrutura pergolada trabalhada em madeira, ideal para área de lazer externa

Pergolado de palha

Uso interno - Área de circulação!





Enfim, os uso de uma cobertura pergolável podem ser infinitos! Dependem apenas da criatividade de cada um para usá-los (:
O preço de um kit simples para jardim pode sair a partir de R$2.900,00, podendo variar em estruturas mais robustas (preço em Madeireira Base Sólida)

É isso aí, espero q gostem da postagem =D. Obrigado pela visita!






sábado, 1 de setembro de 2012

Portas!

Já que o assunto da ultima aula foi esquadrias, vou pegar o gancho e falar sobre portas hoje, vamos começar a tirar aquela idéia de portinha de madeira simples e dar mais funcionalidades à elas então!

Para início de conversa, antigamente as portas tinham uma fabricação padrão de madeira ou ferro, hoje em dia encontra-se portas dos mais diversos tipos de materiais e com os mais variados designs. A principal funcionalidade das portas é a separação dos ambientes e a permissão (ou não) da entrada de luz natural ou de ventos. Mas e se sua porta fosse muito mais que uma simples porta? Vou mostrar aqui alguns modelos interessantes, até mesmo com funcionalidades diferentes, que nos fazem pensar até onde vai a imaginação e a criatividade do ser humano.

Para começar, e se sua porta fosse do tamanho da sua parede?!

Esta porta pivotante integra a área interna da casa ao jardim
Não tão grande, esta porta é a entrada para o quarto de casal, pra quem gosta de espaço, esta é perfeita

Que tal então portas de correr?

Esta cozinha tem porta de correr com roldanas que deslizam por trilho do lado externo

Aqui três portas deslizantes de ferro e madeira ripada para separar a sala de jantar da cozinha

Esta porta de correr é embutida à parede, proporcionando um aproveitamento de 100% do vão criado para a porta

E se eu pudesse controlar a passagem de luz/vento da minha porta??

Projeto de modelo muito interessante que permite controle na passagem de vento ou luminosidade no ambiente
É, idéia é o que não falta, só não vale por uma trinca dessas pra sacanear alguém...



Mas enfim, deixarei aqui alguns links em que vocês podem encontrar o sistema construtivo das portas (quem sabe não pode ser tema de um próximo post?), outras imagens e demais informações sobre dicas de portas para você por em sua casa.

Espero que tenham gostado :D

Referências:

Mais sobre portas pivotantes
Como fixar portas pivotantes
Dicas para portas de entrada
Algumas imagens


















sábado, 18 de agosto de 2012

Vidros e suas infinitas possibilidades

Opa, mais uma vez aqui pra fazer um post e garantir aquela notinha no final do semestre, né professora? ;D. Dessa vez o assunto é vidro: O que dá pra fazer com esse material além daquele copinho de água que nós usamos em casa? 

Bom, pra começar, nós sabemos que vidro é ótimo para vedação quando o assunto é janelas e outros vãos, certo? Afinal de contas, ele nos protege contra intempéries, nos traz conforto térmico, isolamento acústico, nos traz uma visão clara da área exterior, dentre outros vários motivos.

Sua utilizaçao não é tão atual quanto se parece, como prova disto, temos na história sua utilização de janelas pela primeira vez (aprox. 400 d.c.) e construção de monastérios em XIII (Cronologia do vidro).

Mas o uso do vidro hoje em dia é muito mais extenso do que isso, e a tecnologia já nem ajuda, né? Exemplo disso é o Vidro duplo com cristal líquido, que nada mais é que suas lâminas de vidro com um filme de cristais líquidos em um campo elétrico, e olha o efeito quando se ativa/desativa este campo elétrico:


Chama-se SGG PRIVA - LITE, quando este campo é ativado, os cristais líquidos se alinham, tornando o SGG PRIVA-LITE um vidro transparente. (Fonte)



Tirando o que pode ser feito em relação à estrutura, é difícil acreditar mas já tem arquitetos por aí que criam casas completamente em vidros, como esta:

Os arquitetos Carlo Santambrogio e Ennio Arosio criaram o conceito de uma habitação feita inteiramente em vidro.

Mais imagens

E o que falar das fachadas? O que mais me impressionou foi "a onda de vidro", eleito em 2009 o melhor projeto de shopping do mundo no Prêmio Internacional de Projeto e Desenvolvimento. (mais informações)





Como o nome do post fala, vidro tem infinitas possibilidades, e pra não deixar a desejar vou deixar um link que demonstra várias outras maneiras que o vidro hoje em dia é utilizado, como por exemplo uma cúpula em Reichstag, Alemanha, que tem 3mil m² de vidro laminado, e à noite a cúpula transforma-se em farol, sinalizando o vigor do processo democrático alemão (revista: O Vidroplano)

Espero que gostem do post, semana que vem tem mais! fazer o que né.

Links interessantes:

História do vidro na arquitetura - link 1
História do vidro na arquitetura - link 2
Trabalho acadêmico: Costrução em vidro estrutural

Obrigado e volte sempre! :D